O cadastro de fornecedores da Petrobras mudou

February 21, 2018

A BRA Certificadora oferece toda uma estrutura para apoiar a sua empresa na obtenção do CRC

 

A Lei das Estatais (13.303/16), sancionada em junho de 2016, dispôs sobre o estatuto jurídico das empresas públicas e das sociedades de economia mista. Na condição de sociedade de economia mista, A Petrobras, Transpetro, Liquigás, BR distribuidora entre outras empresas mistas, deverão se enquadrar a nova lei.

 

Sendo assim, um dos principais temas trazidos pela nova legislação diz respeito às contratações: em regra, elas deverão ser realizadas por meio de licitação pública. Para disciplinar as normas gerais de contratação e atender os requisitos do art. 40 da lei, foi elaborado o Regulamento de Licitações e Contratos da Petrobras (RLCP). O documento apresenta as novas formas de contratar, as etapas a serem percorridas nas licitações, a gestão contratual e os procedimentos auxiliares, inclusive o cadastro de fornecedores.

 

Quando escutamos “licitações públicas” logo pensamos: “não será mais necessário cadastro”. Mas, muito pelo contrário. O cadastro agora terá muita importância, pois o que ocorreu foi uma inversão da fase das exigências de qualificação do fornecedor. Antes, para ser convidado era necessário ter o cadastro e a qualificação. Com o início da nova lei, a habilitação será automática para os fornecedores cadastrados.

 

No caso específico da Petrobras, o CRCC (Certificado de Registro de Classificação Cadastral) também mudou. Agora ficou instituído o CRC (Certificado de Registro Cadastral), que pode ser parcial ou total.

 

No entanto, este documento além de habilitá-lo para os processos de dispensa e ilegibilidade que continuarão existindo, para a maioria das modalidades, caso o fornecedor obtenha CRC total para família, é automaticamente aprovado na fase de habilitação, o que não quer dizer que estará qualificado para assumir o pedido, caso seja vitorioso na licitação. Ou seja, de que adianta ganhar o processo e ser desclassificado posteriormente?

 

A Petrobras está introduzindo as mudanças progressivamente em suas Unidades. A partir de 5 de fevereiro, na Unidade de Operações de Exploração e Produção do Espírito Santo (UO-ES); a partir de 2 de Abril, na Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio de Janeiro (UO-Rio); e a partir do dia 15 de maio nas demais unidades.

 

Em função de dispor de um corpo técnico com extrema experiência e que reúne expertise em processos de certificação de produtos e sistemas, inspeção, auditorias e aprovações de modelo; implantação de sistemas de gestão diversos (Qualidade, SMS, Gestão de Medição, Acreditação de Laboratórios; Compliance e outros) e; efetivação inicial e melhoria contínua de cadastros corporativos e qualificação de fornecedores em grandes empresas, a BRA CERTIFICADORA oferece toda essa estrutura para apoiar sua empresa na missão de obter o primeiro cadastro e/ou melhorar conceitos já obtidos nos mesmos.

 

Faça contato, conheça nossa empresa e como podemos apoiá-lo,

comercial@bracertificadora.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Em Destaque

BRA e CELINT formam Join Venture para atuar em Governança Corporativa

September 13, 2019

1/2
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivo